segunda-feira, 18 de junho de 2007

Plano de Teste de Usabilidade do Quiosque

1. Introdução

Com o rápido avanço do crescimento das cidades, a movimentação entre um ponto inicial e seu destino se torna cada vez mais complicado em virtude do difícil acesso à informações. Pensando nisso, prefeituras estão se interessando pela adesão dos Quiosques Ponto Certo que tem como objetivo principal facilitar a locomoção de usuários de trasportes coletivos pela cidade atráves do rápido acesso às informações de tranporte da cidade.

2. Objetivos do Teste de Usabilidade

O teste de usabilidade tem por objetivo apurar informações de interação dos usuários com o sistema do Quisque Ponto Certo. O principal ponto a ser apurado é verificar se o sistema é intuitivo o bastante para que qualquer nível de usuário possa desfrutar dos serviços oferecidos pelo sistema. Buscando dessa maneira atingir um alto padrão de eficiência e praticidade no uso do ferramenta. Abaixo segue alguns fatores a serem avaliados e que posteriormente terão seus resultados analisados

  1. A interpretação da interface ficaram claras e intuitivas?
  2. A execução de cada funcionalidade do sistema chegou ao resultado esperado?

Além desses fatores como foco principal dos testes, podem ser avaliados fatores gerais que comprometam a usabilidade do quiosque:

  1. Grau de Satisfação dos usuários na obtenção da informação desejada.
  2. O sistema facilita a locomoção do cidadão de fato?

3. Usuário em Potencial

Os usuários potenciais do nosso sistema serão de duas categorias distintas, porém são usuários que de alguma forma utilizam o trasporte coletivo.
A primeira categoria de usuário seria a de "trabalhador", representando as pessoas de classe baixa ou menor, que necessitam do uso do transporte diariamente para realizar suas tarefas.
A segunda categoria de usuário se enquadra o "turista", representando as pessoas que estão num local pela primeira vez e que mais do que ninguem necessita de um auxílio para buscar informações de acesso local.

4. Metodologia e Lista de Tarefas

A metodologia empregada sera simplista. Os testes ocorrerão em uma sala que simula um ambiente real para poder facilitar a captação das reações dos usuários/voluntário perante o uso do sistema. O usuário será recebido por um "orientador" ao qual dará um overview geral do Quiosque, sem detalhar o uso do sistema para não prejudicar os passos dos testes. Será entregue para o usuário uma lista com as tarefas a serem executadas, onde será contabilizado o tempo para cada tarefa exercida com o objetivo de comparar com o tempo estimado satisfatório. Abaixo segue a lista das tarefas com os tempos estimados:

  1. Escolher uma rota ( TE: 1 min. )
  2. Traçar uma rota com um endereço ( TE: 2 min. )
  3. Encontrar uma linha de ônibus com um endereço ( TE: 2 min. )
  4. Localizar um endereço no mapa ( TE: 2 min. )

5. Métodos de Avaliação

Dados qualitativos

  • análise da dificuldade para a execução de cada tarefa
  • observação comportamental do participante durante a execução das tarefas
  • análise de interpretação das tarefas

Dados quantitativos

  • tempo de execução de cada tarefa.
  • quantidade de tarefas executadas com sussesso
  • quantidade de tarefas não concluídas
  • numero de tentativas para concluir um tarefa

6. Ambiente de Teste

Para obter resultados confiáveis os testes serão executados em um ambiente próximo ao da realidade, ou seja, um ambiente que simula um local de movimentação e barulho ao redor como se estivesse no local do quiosque (na rua).

7. Papéis da Equipe

  • Orientador - responsável por dar uma visão geral do quiosque, sem entrar em detalhes sobre a execução das atividades.
  • Analisador - pessoa resposável por analisar e observar o processo dos testes executado pelo voluntário.

8. Entrega

A entrega será na forma de relatório contendo a análise dos resultados qualitativos e quantitativos obtidos dos testes.

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