segunda-feira, 4 de junho de 2007

Construção de Histórias de Práticas Futuras

Katie, conhecendo o Rio de Janeiro

Katie decidiu que nas férias desse ano ela faria uma viagem ao Brasil. Apesar de viver em uma cidade cuja temperatura é baixa a maior parte do tempo, Katie decidiu fazer uma viagem mais "wild": iria ao Brasil, conhecer o tão famoso Carnaval, conhecer as praias do Rio de Janeiro, e conhecer o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, onde iria embora logo após. Mas apesar da empolgação, Katie estava um tanto preocupada por alguns motivos óbvios: não falava sequer uma palavra em português, nunca havia estado no Brasil e não sabia como conseguiria, em pouco tempo, habituar-se para visitar todos os locais planejados.

Katie partiu do Canadá e logo ao chegar no aeroporto do Rio de Janeiro, ela recebeu um planfleto que informava de um novo serviço disponibilizado pela prefeitura: o quiosque eletrônico para a auxiliar na localização de endereços. Katie se sentiu aliviada, já que não gostaria de desperdiçar seu pouco tempo de viagem tentando localizar endereços e se localizar numa cidade totalmente desconhecida.

Katie se dirigiu ao quiosque eletrônico, ao lado do ponto de ônibus na área externa do aeroporto. O sistema estava disponível, em uma tela que solicitava em qual língua o usuário gostaria de fosse feita a comunicação. Katie, aliviada, selecionou a versão em inglês do sistema, o que facilitou muito a compreensão das informações mostradas. Mas Katie precisava saber como chegar ao hotel e não gostaria de utilizar o ônibus nesse momento, pois estava muito cansada da viagem e ansiava em tomar um banho e descansar. Com medo de ser enganada pelos taxistas, que normalmente fazem os mais longos caminhos para pessoas que não conhecem a cidade, Katie decidiu utilizar o sistema do quiosque para traçar uma rota que partia do aeroporto e chegava até o hotel, com o menor gasto possível.

Para isso, Katie selecionou a opção Trace Route (Traçar uma Rota), onde ela informava a localidade inicial e a localidade final. Logo após, o sistema informava com a regra para a consulta: Cheaper (Mais Barato), Shorter (Mais Curto), Faster (Mais Rápido). O sistema também solicitou como o trajeto seria realizado: By Bus (Ônibus), By Car (Carro), On Foot (À pé). Ela selecionou Cheaper e By Car e o sistema mostrou, através de uma mapa, o caminho de menor custo de kilometragem/litro.

Katie imprimiu o mapa e dirigiu-se ao ponto de táxi. Lá, ela tinha condições de solicitar ao taxista um caminho pré-definido.

Katie chegou ao hotel feliz por ter pago pouco no transporte do táxi e descançou para a sua próxima tarefa: conhecer o Rio de Janeiro!

----
João e a greve do sistema de transporte

João, trabalhador brasileiro, acorda todos os dias as 5 da manhã. Utiliza o transporte público da cidade e não pode chegar nem um minuto atrasado no trabalho. Numa quarta-feira, acordou no horário normal e saiu para o trabalho. Chegou no ponto do ônibus e para sua surpresa, encontrou-o lotado. No mesmo instante, perguntou a um colega que estava no ponto e pegava o ônibus 15 minutos antes dele o que havia acontecido. O rapaz lhe disse que duas, das três empresas de ônibus da cidade estavam em greve. Quando ouviu isso, João ficou preocupado, pois não sabia qual das linhas de ônibus disponíveis faziam o trajeto do seu ônibus.

João se lembrou que havia lido no ônibus um cartaz que dizia que a prefeitura havia instalado quiosques nos pontos de ônibus da cidade, que servem para orientações nesses casos como os de João. João avistou o quiosque do lado oposto do ponto de ônibus e se dirigiu a ele. Nesse momento, percebeu que havia um rapaz explicando como operar o sistema.

Ao visualizar a tela do sistema, João se deparou com opções que diziam para escolhar um idioma. Sem saber o que significava, João selecionou a bandeira Brasileira. Mais opções apareceram na tela e ele selecionou então Consultar Linhas de Ônibus. Após essa tela, João selecionou a opção Traçar Rota, informou o endereço da rua em que estava e o endereço da fábrica onde ele trabalha. O sistema exibiu o mapa com as linhas de ônibus que tem no seu itinerário a origem e o destino. João, enfim selecionou a opção Imprimir Mapa. Pegou o ônibus correto e chegou em tempo no trabalho.

Nenhum comentário: