sexta-feira, 1 de junho de 2007

Documento de Visão - Quiosque



Hilton Ramos
Lívia Silva Santos
Rodrigo Péscio


Tabela de Conteúdo:

1 - Introdução
2 - Contextualização

2.1 - Oportunidades
2.2 - Descrição do Problema
2.3 - Caracterização da Solução Proposta
3 - Caracterização dos Principais Interessados e Usuários

3.1 - Principais Interessados
3.2 - Segmentos de Usuários (Papéis)
4 - Ambiente de trabalho do usuário

5 - Considerações técnicas
6 - Principais características
7 - Hipóteses de trabalho e premissas
8 - Tarefas típicas apoiadas
9 - Materiais de apoio
10 - Requisitos de usabilidade e outros já levantados
11 - Referências e Materiais Complementares

Documento de Visão

1 Introdução

O presente documento tem por objetivo, descrever as principais características do Ponto Certo.
O Ponto Certo é um produto de utilidade pública ao qual provê aos usuários do transporte público, em geral, serviços que facilitam a locomoção desejada, informando aos usuários itinerários e horários das diversas opções existentes, bem como o melhor trajeto a ser seguido. Este sistema define uma interface administrativa que oferece aos interessados, fácil manutenção das informações em tempo real, garantindo assim a precisão e confiabilidade do serviço.
São enfatizadas em particular as necessidades de usuários, bem como as pessoas afetadas indiretamente com esse novo serviço. A descrição apresentada se fundamenta em expectativas dos principais interessados no produto, que são:
  • Empresas de Transporte Coletivo
  • Prefeitura
  • Engenharia de Tráfego
Essas organizações serão as responsáveis por manter as informações em tempo real, bem como disponibilizar suporte aos usuários do sistema Ponto Certo.
Em anexo a documentação, encontra-se o "Glossário" de termos relevantes para o desenvolvimento do produto que visa estabelecer uma linguagem comum para os principais interessados, bem como para os próprios usuários. O glossário será ampliado e refinado ao longo do processo de desenvolvimento.

2 Contextualização
2.1 Oportunidades

Atualmente, os órgãos públicos que oferecem serviços de transporte público para a população se preocupam estritamente em disponibilizar a sua frota, compor itinerários e disponibilizar diariamente o transporte urbano. Porém a utilização de um serviço vai além da sua disponibilidade. Deve existir a preocupação com a sua utilização, garantindo que os usuários utilizem o serviço da maneira mais completa, ou seja, que o usuário tenha acesso a todas as funcionalidades do sistema. A utilização de um serviço de transporte não deve envolver apenas o deslocamento de uma pessoa física. Um sistema de transporte público deve garantir que as pessoas desloquem-se com facilidade, utilizando os itinerários providos para o deslocamento que lhe for necessário.
Nesse contexto, o produto Ponto Certo permite que os usuários de transporte coletivo possam interagir com o sistema de transporte público, solicitando localização de pontos, identificação de rotas, identificação de itinerários, detalhamento de itinerários, entre outros serviços.
O serviço disponibiliza um quiosque de interação com o usuário do transporte. Cada quiosque será localizado em um ponto de ônibus e a partir dele, poderá ser consultado o local do ponto, os ônibus que param no ponto, o itinerário desses ônibus, e a identificação das rotas do usuário para que o sistema informe os ônibus que podem ser utilizados.
Sistemas com tamanha inteligência e interação ainda não são comuns ou não estão disponibilizados nos grandes centros urbanos. Hoje existem identificações estáticas em metrôs ou pontos de ônibus, onde um mapa explicativo é mostrado. Mas esse tipo de informação não garante que o usuário consiga interagir propriamente.
Além disso, um sistema desse porte pode ser utilizado não apenas para a localização de rotas e itinerários, mas também para a localização de determinados pontos comerciais (lojas, shoppings) ou pontos públicos (hospitais, fóruns, prefeituras). Isso permite a adição de futuras funcionalidades, gerando novas oportunidades de negócio em acordos com grandes e pequenas empresas.

2.2 Descrição do Problema

O produto Ponto Certo pretende resolver problemas relacionados ao serviço de transporte público:
  • Os serviços de transporte público não permitem interação com os usuários (população e turistas), dificultando a sua utilização;
  • Os usuários não utilizam o serviço em sua totalidade, pois não há uma forma clara e rápida, que permita que o usuário consulte, no momento da utilização, itinerários. horários e mapas informativos;
  • Os motoristas sentem-se sobrecarregados com o número de dúvidas que são levantadas pelos usuários durante a execução de sua principal tarefa, que exige atenção;
  • O pequeno comércio, como lojas e galerias, por não possuírem espaço nos grandes meios de comunicação, são utilizados apenas por pessoas que já conhecem o estabelecimento;
  • Não há atualmente um sistema inteligente que permita a informação de rotas dinâmicas em locais públicos;
  • A população de baixa renda não tem acesso aos sites de mapas que auxiliam a visualização de rotas e pontos estratégicos;
  • Os sites que disponibilizam serviços de mapas não estão interligados ao serviço de transporte de uma cidade específica.

2.3 Caracterização da Solução Proposta

A disponibilidade do produto Ponto Certo possibilitará uma forma rápida e prática de localização de rotas e itinerários, além da localização de pontos comerciais e públicos.
O produto consiste em um quiosque eletrônico, e o seu sistema disponibilizará uma interface amigável para a realização de consultas de itinerários, horários, e localização de pontos e tracejo de rotas definidas pelo usuário.
O sistema é definido para operar na Internet, possibilitando atualizações e manutenções rápidas e claras ao usuário. Também possibilita a instalação de novos quiosques de forma ágil, dependendo apenas da disponibilidade do equipamento e de canais de comunicação.
O público alvo consiste na população que utiliza o serviço de transporte público, que deseja se beneficiar dos serviços de localização e consultas; Empresas de Transporte Coletivo, Prefeitura e Engenharia de Tráfego, que deseja fornecer um produto prático e que atenda as necessidades da população, além da facilidade de manutenção e da possibilidade de novas oportunidades comerciais.


3 Caracterização dos Principais Interessados e Usuários
3.1 Principais Interessados


3.2 Segmentos de Usuários (Papéis)


4 Ambiente de trabalho do usuário
  • Usuário Final: Estes usuários, que são os pontos focais para a utilização do Ponto Certo, utilizam um computador que será instalado nos quiosques Ponto Certo, sendo estes últimos, fixados em diferentes pontos da localidade. Esses quiosques proverão serviços de consulta e definição de rota, bem como as diferentes linhas de transporte coletivo que atendam a locomoção desejada. Esses quiosques serão ocupados com computadores com alto poder de transferência de informações via rede, pois estarão conectados à central através de linha telefônica, realizando assim transações on-line. Por outro lado, não serão necessárias cargas de memória e processamento abundantes.
  • Usuário Administrativo: Esses usuários, que são os responsáveis por garantir a confiabilidade do sistema, possuem uma interface administrativa, onde poderão, definir rotas, criar novos itinerários, linhas de ônibus, horários, mantendo essas informações atualizadas em tempo real. Os recursos computacionais a serem utilizados podem ser mesclados, ou seja, computadores de ultima geração, bem como equipamentos obsoletos, apresentando o necessário para esses usuários realizarem as tarefas descritas acima, visando o sucesso do produto.
5 Considerações técnicas
Por se tratar de um sistema com utilização contínua por ambos os tipos de usuários, os recursos envolvidos apresentarão gastos consideráveis, principalmente no meio de comunicação a ser utilizado. Pontos a considerar:
  • Utilização de código livre, multi-plataforma, para o desenvolvimento do sistema;
  • Os computadores deverão apresentar somente placas de rede de última geração de placas de vídeo integradas à placa mãe, não sendo necessária a instalação de unidades de CD-ROM, DVD-ROM, disquete, modem e placa de som, diminuindo assim os gastos com parque tecnológico;
  • O tipo de transmissão a ser utilizado é o ADSL, com link dedicado somente para esse serviço;
  • A estrutura dos servidores deve prover formas de recuperação e balanceamento de carga;
  • Os quiosques deverão apresentar seguranã, com a utilização de lacres e travas, prevenindo a ação evasiva por parte de pessoas mal intencionadas;
  • Nos quiosques, deverá existir uma linha direta, canal no qual o usuário poderá fazer reclamações, bem como utilizar o suporte do sistema.
6 Principais Características


7 Hipóteses de trabalho e premissas
  • Definir uma interface amigável para a utilização de pessoas com diferentes faixas de idade, grau de instrução e experiência com equipamentos eletrônicos;
  • Disponibilizar um quiosque eletrônico em cada ponto de ônibus para facilitar a sua utilização imediata;
  • Possuir condições técnicas para a instalação do produto: quiosques, equipamento eletrônico para compor os quiosques, canais de comunicação de alta velocidade em pontos públicos;
  • Possuir equipe técnica com experiência para a manutenção do sistema e a atualização em tempo real de novas funcionalidades e das correções;
  • Ter condições de permitir disponibilidade 24 / 7 / 365 do serviço.
8 Tarefas típicas apoiadas


9 Materiais de apoio



Quadro Sintético
"Papel X Material de Apoio"


10 Requisitos de usabilidade e outros já levantados
O sistema dos quiosques deve seguir os seguintes requisitos de usabilidade:
  • Ter uma interface simples e objetiva, de forma que qualquer usuário leigo no uso de uma interface computacional não tenha problemas em utilizar o recurso e assim atingir seu objetivo final;
  • O sistema deve ser facilmente memorizado, para que depois de algum tempo sem o utilizar, o usuário se recorde de usá-lo;
  • A navegação do sistema deve ser fácil de assimilar pelo usuário, para que este possa se sentir a vontade na utilização do sistema;
  • O sistema deve ser usado de uma forma agradável, para que os usuários fiquem satisfeitos com a sua utilização.
11 Referências e Materias Complementares
  • Glossário

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