quarta-feira, 20 de junho de 2007

Lista de novas habilidades

Katie
A Katie é uma usuária do sistema que já possui conhecimento tanto técnico quanto de usabilidade do sistema pois já utiliza serviços semelhantes acessados em páginas na internet.
Apesar de Katie estár acostumada a utilizar sites como googlemaps.com para a localização de endereços e a navegação em um mapa, Katie nunca utilizou um serviço onde possa localizar itinerários através do fornecimento de um endereço (até o momento, Katie navega em um mapa para enfim visualizar um endereço). Para isso, Katie deverá conhecer as facilidades do sistema e perceber que localizar um itinerário em uma função específica do sistema será muito mais fácil do que navegar em um mapa com informações vagas.
Além disso, Katie deverá se adaptar a um novo padrão de sistema de transporte devido à viagem, e para isso, o sistema deverá possuir interface amigável para garantir uma rápida adaptação tanto para usuários inexperientes quanto para usuário experientes.

...
João
João é o usuário menos experiente e possivelmente o que terá mais dificuldade em utilizar o sistema. João deverá desenvolver a habilidade de utilizar o teclado para informar endereços e utilizar a tela touch-screen para navegas nos mapas. Talvez um help on-line possa orientá-lo em como utilizar o serviço, inclusive incluindo algumas atividades de reconhecimento do produto.
Após a implantação do sistema, João também deverá adquirir novas atitudes, como confiar no dispositivo utilizado. Para isso, a interface amigável será uma quebra de barreira.

Nenhum comentário: